Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jan 18, 2017 em -, LIGHTITUDE | 0 comentários

10 dicas pra equilibrar a vida PESSOAL com a PROFISSIONAL

10 dicas pra equilibrar a vida PESSOAL com a PROFISSIONAL

Oi pessoal!

O ano começou e com ele vem a vontade de mudança e de novas metas. O que você acha de dar uma avaliada no equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional?

Eu trabalho há 16 anos numa multinacional e tenho uma vida bem corrida, mas, principalmente depois dos 30 anos, passei a me preocupar mais com o tempo que invisto dentro do escritório: afinal, qual o sentido de ter um emprego, trabalhar duro e viver sem poder usufruir?

Então vamos a algumas dicas!

1) Estabeleça uma rotina com horários definidos

Pelo menos durante a semana estipule seus horários, isso fará seu dia render mais. Pra eu cumprir meu planejamento, criei uma rotina de acordar bem cedo, assim consigo fazer atividade física antes de trabalhar e meu dia rende muito mais.

2) Organize suas tarefas diárias
Sabemos que durante o trabalho imprevistos acontecem, mas se você é daquelas que só “apaga incêndios” e está sempre cheia de pendências, talvez você precisa de mais organização. Tenha um caderninho e faça uma lista DIÁRIA de tudo que tem que cumprir no trabalho, assim você já prioriza no início do dia e gerencia melhor demandas extras. Invista um tempo nesse planejamento!

3) Faça horas extras apenas quando necessário
Já passou a época em que o funcionário mais bem visto era aquele que era o primeiro a chegar e o último a ir embora. Cada vez mais empresas valorizam profissionais que sejam produtivos e eficientes dentro da sua carga horária. Deixe seu lado “workaholic” de lado!

4) Seja produtivo durante o trabalho
Não estou falando pra não levantar da cadeira e não tomar aquele cafézinho, mas quanto mais tempo você gasta em “conversas de corredor”, menos tempo você tem com sua família pós expediente. Faça uma auto avaliação do seu nível de produtividade e reflita se pode melhorar.

5) “Desligue” do trabalho quando não estiver nele
A não ser que você trabalhe no esquema “plantão”, desligue o celular e sua mente do trabalho. Não tem nada pior que transformar sua casa em seu segundo escritório. Pior do que isso são as pessoas que te amam terem que competir com seu trabalho para conquistarem sua atenção em casa.

6) Planeje atividades que te satisfaçam fora do trabalho
Assuma alguns compromissos durante a semana que te ajudem a ver que também podemos ter vida de segunda à sexta feira. Seja pra fazer atividade física ou conhecer aquele restaurante novo, tenha compromissos que te brilhem os olhos e te estimulem a não ficar no trabalho pós horário.

7) Crie um ambiente agradável em casa
Busque ter um ambiente favorável pra ter vontade de ir pra casa. Nossa casa é o local aonde dormimos e renovamos as energias, precisa ter um clima positivo: isso vale tanto para o espaço físico em si, como também pro ambiente familiar que você encontra. Se essa não é sua realidade, avalie como você pode transformar esta situação.

8) Evite viagens desnecessárias
Viagens de trabalho muitas vezes podem ser substituídas por conference calls ou reuniões por Skype. Quem viaja muito a trabalho, ainda que para lugares bacanas, sabe que isso não tem nada de glamuroso. Quando dormimos muitas noites fora isso prejudica a nossa rotina. Porém, se não tiver jeito, pelo menos busque fazer sua viagem a mais agradável possível.

9) Faça do trabalho um prazer mas não esqueça que não é lazer
Se você ama tanto seu trabalho que não consegue se “desvencilhar” nunca dele, faça uma auto avaliação do papel que você quer que ele tenha na sua vida. Sabemos que mesmo sendo uma “obrigação”, trabalho pode e deve ser prazeiroso, mas não se esqueça de que por mais bacana que sua empresa seja, ela ainda assim não é lazer, mas sim trabalho.

10) Busque equilíbrio sempre
Use o bom senso sempre! A palavra chave pra tudo nessa vida é EQUILÍBRIO! O dia tem 24 horas e isso não mudará. Além disso, os dias passam e não voltam. Curta sua vida e trate o trabalho como parte dela sem fazer de sua vida seu trabalho.

LIGHTITUDE sempre!
Um beijo grande,
Fabi

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *