Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em maio 10, 2016 em -, SAÚDE | 0 comentários

Doce: por que ele pode causar diabetes?

Doce: por que ele pode causar diabetes?

.
Oi amigos,

Hoje o post é sobre DOCES! Sim! Os deliciosos doces e sua relação com a diabetes. E aí? Será que eles são alimentos proibidos? Aqui a Dra. Renata Sacramento, endocrinologista, conta tudo sobre o assunto! Bjs, Fabi

renata cabeçalho novo

CURIOSIDADES SOBRE O DOCE: ELES SÃO REALMENTE PROIBIDOS??

Por que o doce pode causar diabetes?
O diabetes é uma doença causado pela falta de insulina ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seu papel no organismo, gerando um aumento da glicose no sangue, o que pode levar a problemas em vários órgãos, como insuficiência renal,cegueira, amputação e impotência sexual.

Apenas a ingestão de doce pode causar diabetes?
Não. O aparecimento do diabetes depende de vários fatores. Além da ingestão de doces, uma alimentação rica em carboidrato ( arroz, macarrão, batata, pão, etc), sedentarismo, uso de medicamentos ( ex.corticoide, octreotide) e a genética podem influenciar no desenvolvimento do diabetes.

Por que o doce pode aumentar peso?
Além da maioria dos doces serem calóricos, eles causam um pico de insulina. Quando ingerimos certos tipos de alimentos, você pode superexigir do pâncreas fazendo com que este produza uma grande quantidade de insulina de uma vez só ,aumentando a absorção de glicose. O carboidrato ingerido é absorvido é rapidamente transformado em gordura, o que favorece o aumento de peso. Além disso, a absorção rápida de glicose acarreta uma queda acentuada de açúcar no sangue, gerando um estímulo para o cérebro estimular o centro da fome. Mais fome, come-se mais e inicia-se o ciclo vicioso.

Hoje em dia, dá para comer doce sem aumentar o pico de insulina? De que maneira?
Sim. O ideal é que o doce seja ingerido logo após uma refeição, principalmente que contenha saladas, arroz integral e outros alimentos ricos em fibras. Isto vai diminuir a absorção de glicose e assim evitar o pico de insulina.

O doce tem alto índice glicêmico. O que significa isso?
Índice glicêmico é uma ferramenta que mede a velocidade com que os níveis de insulina aumentam de acordo com a resposta à rapidez com que a glicose entra no sangue. Quando maior índice glicêmico, maior a absorção de glicose. Deve-se ingerir com moderação alimentos com alto índice glicemico, tais como açúcar refinado, arroz, batata, farinha de trigo, dentre outros.

Quais alimentos devem estar constantemente no cardapio?
É fundamental a ingestão de alimentos ricos em fibras, como arroz intergral, cereais, folhas e frutas (a maioria). Estes alimentos tem baixo índice glicêmico, o que ocasiona retardo na absorção da glicose e uma metabolização mais lenta dos alimentos. Isto favorece uma saciedade mais prolongada.

Não se deve comer doce?
O doce não é proibido.O segredo é ter equilíbrio. A educação alimentar é fundamental para saúde de qualquer pessoa, independente de ser diabético, associada com atividade física. Ingerindo doce com moderação podemos usufruir de seus beneficios e manter uma vida mais light.

Abraços!
Dra. Renata

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *