Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em set 4, 2015 em -, COMER LIGHT | 0 comentários

OITO mudanças na alimentação pra eliminar o inchaço!

OITO mudanças na alimentação pra eliminar o inchaço!

 

Cabeçalho Kelly

Atire a primeira pedra quem nunca reclamou ou reparou nos inchaços do corpo! Seja na barriga, nas pernas ou até mesmo no corpo todo, ele sempre incomoda alguém.

O inchaço pode ter muitas causas e ser inclusive sintoma de muitas doenças. Mas uma das principais razões para o incômodo é a rotina de maus hábitos alimentares. A causa mais comum do inchaço é a retenção de líquidos, provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo, levando a inchaços principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Outras causas de inchaço são a flatulência, gerada pelo acúmulo de gases no corpo, e a prisão de ventre, que podem formar aquela barriguinha indesejada. Mas a boa noticia é que com pequenos ajustes no cardápio é possível eliminar esse chato desconforto.

Então vamos lá às dicas!

1-Evite bebidas gaseificadas

Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por que esse gases dilatam o estômago, causando desconforto e a sensação de que estamos cheios. Outro problema é que os refrigerantes são ricos em sódio, outro vilão da barriga inchada e da retenção de liquidos. Para evitar esses efeitos, prefira sucos e água sem gás.

2- Evite alimentos naturalmente flatulentos

Certos alimentos são mais difíceis para o nosso corpo quebrar e digerir, havendo a necessidade de o intestino fermentá-los para facilitar sua absorção. Essa fermentação tem como resultado a produção de gases, que podem levar ao inchaço. Brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas, batata doce, ovo, feijão e leguminosas no geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar são os maiores causadores de flatulência.

Porem nao elimine radicalmente da alimentação esses alimentos, pois estes são ricos em nutrientes que contribuem para uma dieta saudável. No entanto, pessoas que sofrem com flatulências devem apenas moderar o consumo ou não combiná-los na mesma refeição.

3-Reduza o sódio do cardápio

Alimentos com muito sódio retem a água no corpo, promovendo a retenção de líquido e causando a sensação de inchaço. Dessa forma, o recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas e evitar a ingestão de alimentos industrializados (biscoitos, sopas, macarrão instantâneo), embutidos e conservas.

4-Equilibre fibras e líquidos

Se ingerir mais fibras beba sempre mais água. Caso contrario o excesso de fibras irá se concentrar no intestino e levar à prisão de ventre, outro agente causador de inchaços. Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado, o efeito é inclusive contrário, favorecendo o trânsito intestinal e eliminando os inchaços.

5- Não exagere nas refeições

Além de nos deixar com aquela sensação de “estômago cheio”, o que já é desconfortável, exagerar nas refeições pode contribuir para o inchaço porque sobrecarrega o trato gastrointestinal, dificultando e retardando a digestão causando ainda o famoso dilatamento gástrico e estufamento.

6-Mastigue bem os alimentos

Comer depressa faz com que você não mastigue direito os alimentos, atrapalhando a digestão. Isso fará com que o bolo fecal chegue ao intestino sem estar adequadamente digerido, prendendo o intestino e causando o inchaço.

7-Consuma mais proteínas magras

Proteínas com menor teor de gordura, como ovos, queijos magros, carne branca (aves e peixes) e soja podem agir como um diurético natural, ajudando o corpo a eliminar o excesso de água. A água vai para onde ela é mais necessária, ou seja, onde tem menos, que é o caso das proteínas. Para serem digeridas, as proteínas geram subprodutos tóxicos ao organismo, como creatinina e uréia, que precisam ser eliminados pela urina, outro fator que pode ajudar a aliviar a retenção de líquidos. No entanto, é importante uma alimentação equilibrada e sem exageros, já que excesso de proteínas levará a superprodução desses componentes, que podem intoxicar o organismo.

8-Chás naturais e diuréticos.

Chás ricos em cafeína fazem com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo. Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.

São dicas simples! Basta incorporar no seu dia a dia!

Sucesso!

Kelly K

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *