Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em ago 31, 2015 em -, LIGHTITUDE, Sem categoria | 0 comentários

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura

Diana - pagina time

No primeiro texto que postei aqui no blog Viver Light , falei sobre dicas para ler mais e afugentar a preguiça. Mas você sabe os benefícios da leitura? Vou listar alguns aqui, dos mais especiais em minha opinião, pra você ver que não é clichê: SIM, a leitura pode valer como um remédio, pode amenizar o estresse, pode representar a sua terapia, pode fazer você se emocionar como ver um filme. Vamos navegar nesse mundo de fantasia?

1) Ler melhora o vocabulário:

Você já conheceu alguém que leia em inglês que não fale bem o idioma da língua inglesa ou mesmo que não possa ver um filme sem legenda? Isso é incrível! Ler um livro ou ler o jornal, ler, ler, ler, te traz conhecimento, sempre e as palavras, meu caro Watson, não ocupam espaço jamais! E é claro, se você for curioso, no mínimo, vai procurar no dicionário o que aquela palavra que apareceu 3 vezes no livro significa, não é mesmo? A leitura abre as portas para as palavras se sentirem em casa no seu cérebro, pense nisso.

2) Te tira do lugar comum:

A leitura te desliga um pouco do mundo de rush pelo qual passamos e que está sempre crescendo. Mesmo que esteja lendo num tablet, você está focado e não fica nos viciantes facebook e whatsapp sem parar. A leitura te ajuda a não passar de forma tensa pelo trânsito que irrita, pelo metrô com gente falando alto e estar em casa só, com a sensação de que é preciso arrumar tudo a toda hora. A leitura é uma pausa refrescante no seu dia a dia. Quando estamos lendo, é fácil alguém nos ver gargalhando no ônibus ou chorando no carro (aqui, aproveito pra informar que já existe um site no mesmo sistema do NetFlix, que você paga um tico de nada pra ouvir livros durante todo o mês, chamados audiolivros e acessa e ouve quantos quiser, não é demais? Imagina lavar louça ou dirigir ouvindo algum livro de Nickolas Sparks? Entra no site www.ubook.com.br pra você ver como é legal) e isso é um sinal de que estamos realmente aproveitando muito a vibe do livro.

3) Te desenvolve:

Na leitura, você vê a vida de outros, você passa por cidades que nunca visitou pessoalmente, passa por experiências únicas, imagina, sonha, cheira, sente e até se identifica com algum personagem e com os valores e princípios dele. Isso no mínimo, não causaria uma boa reflexão? É uma ótima forma de desenvolvimento pessoal, pois você passa a entender e aceitar as coisas de forma mais fácil e leve.

Fabi em um dos seus momentos de leitura!

Fabi em um dos seus momentos de leitura!

4) Amplia seus horizontes:

Se você acha que é apenas o vocabulário que aumenta não é não! Com a leitura, você acaba conhecendo capitais, culturas, vivência de pessoas, coisas históricas sobre países, pessoas, o que elas comiam, vestiam, e quanto mais você lê, com mais fome de cultura você fica. Você fica com assunto entende? A leitura te traz muito conhecimento geral, sobre todos os assuntos e como existem livros sobre todos os conteúdos possíveis e imaginários, você pode conhecer o mundo, como funcionam as coisas, a história de tudo, os porquês de cada coisa, é uma coisa realmente incrível! Existem tantos livros maravilhosos no mundo, que minha vontade já foi tocar nos livros e que meus dedos consumissem toda a história que está em cada um deles, imagina só! =)

5) Muda sua vida:

Todo mundo tem sempre um livro que pode ter mudado a sua forma de pensar em 180º graus, sempre de forma inovadora, positiva e as vezes até radical. Todos têm um livro que mudou a sua vida, abrindo os olhos ou a mente. O livro que mudou a minha vida foi há super pouco tempo, se chama “Seus Pontos Fracos” de Wayne W. Dyer (ed. Record). Esse livro me mostrou como a gente pode passar pela dor, sem sentir o sofrimento que nós mesmos aceitamos que ela nos provoque. Sabe aquela frase famosa do Carlos Drummond? “A dor é inevitável, o sofrimento opcional? É por aí. Demais…algo como uma inteligência emocional. Também posso sugerir que o livro A Cabana, de William P. Young (ed.Sextante), pode mudar a vida de alguém, mas pra quem não conhece, vou deixar essa surpresa no ar pra você correr atrás, pois o livro é tão maravilhoso que não vale nem eu deixar aqui um gostinho da sinopse.

São tantos benefícios que mal cabem aqui nestes 5 pontos! A leitura pode até fazer você conhecer uma pessoa legal, sabia? Sabe que tenho uma amiga que vai em lançamentos de livros sozinha para conhecer pessoas que gostem dos mesmos assuntos e livros que ela? Os lançamentos são tão legais e elegantes, que de quebra, no mínimo, você pode fazer um amigo ao começar um assunto sobre o livro em questão.

A única certeza que temos ao pegar um livro é que não seremos mais a mesma pessoa após lê-lo. Falei acima sobre livros que mudam a nossa vida, qual foi o seu? Qual livro mudou a sua forma de pensar? Não vale citar a Bíblia, hein…

Bjs carinhosos,

Diana

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *