Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jul 22, 2015 em -, COMER LIGHT | 0 comentários

Mas afinal, o que é a LACTOSE?

Mas afinal, o que é a LACTOSE?

Cabeçalho Kelly

Atualmente, na luta para emagrecer ou ter uma dieta saudável, muita gente vem praticando uma serie de restrições alimentares baseados na onda de que certos “vilões” são sozinhos o motivo da falta de sucesso na perda de peso.

No momento um desses “vilões” é a lactose, causando polêmica entre os adeptos à restrição e os que a julgam mero modismo. Por isso é necessário entendermos sobre este nutriente para discernirmos os mitos das verdades.

A lactose é o principal açúcar encontrado no leite e seus derivados e, para ser digerida, necessita da presença da enzima lactase. Ao nascermos, temos esta enzima no trato digestivo em grande quantidade. Porém conforme vamos crescendo, a produção de lactase diminui e muitos adultos quase não a têm. O que torna a digestão de leite e derivados mais difícil. São sintomas desta má digestão: diarréia, náusea, dor ou distensão abdominal e constipação intestinal. É justamente aí que se iniciam as contradições…

Seria mito afirmar que tirar a lactose da dieta diretamente emagrece. O que pode acontecer é a pessoa ser intolerante e não saber. Daí fica inchada, tem prisão de ventre e outros problemas. Aí quando ela tira a lactose, isso tudo se resolve. Ela desincha, o intestino é regularizado e o corpo funciona melhor. Ela está mais saudável, sua dieta funciona e ela emagrece.

Sendo assim, uma orientação que nós nutricionistas fazemos, é pedir para que nossos pacientes façam uma auto avaliação após a ingestão de produtos lácteos, fazendo o seguinte teste abaixo a fim identificarmos alguma intolerância:

1) Quando toma leite seu intestino prende ou solta? Sente gases, estufamento, inchaço, desconforto?
2) Tem dor de cabeça quando toma leite?
3) Sente que sua digestão é trabalhosa após a ingestão de leite?

Caso as repostas sejam positivas, é indicado experimentar evitar o leite e seus derivados por um tempo e avaliar se sem a lactose o organismo funciona melhor.

É importante ressaltar que quando há suspeita de intolerância à lactose, um acompanhamento nutricional é indicado para se fazer todas as adaptações alimentares a fim evitar restrições desnecessárias que possam causar deficiências nutricionais.

Beijos,

Kelly Kathryn

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *