Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jul 16, 2015 em -, LIGHTITUDE | 2 comentários

Você sabe falar NÃO pros outros e SIM pra você?

Você sabe falar NÃO pros outros e SIM pra você?

NÃO! Definitivamente falar NÃO pra mim é muito díficil. Mas estou aprendendo e sinceramente, vale a pena!

Sabem aquelas pessoas que assumem milhares de responsabilidades e estão sempre arrumando novas coisas pra fazer? Existe um motivo pros outros sempre pedirem tudo pra estas pessoas: porque elas FAZEM ACONTECER.

Impressionante como é comum ver pessoas que não tem compromisso nenhum, tem bastante tempo livre, mas também nunca aceitam organizar nada. Aí você olha em volta e encontra aquela outra pessoa (tipo eu, risos!) que faz milhares de coisas num dia só e ainda arruma tempo pra organizar o churrasco dos amigos, ou o chá de bebê da amiga, ou a social do trabalho. Então…em qual perfil você se identifica? Seja qual for, na minha opinião, tem que se aprender um pouco com cada perfil.

Eu acredito que cada perfil tem muito a haver com a capacidade que cada um tem pra dizer NÃO. O que diz NÃO pra tudo, está escolhendo a si próprio e não quer se “apurrinhar” com responsabilidades a mais. O que diz SIM pra tudo, está sempre priorizando agradar os outros e não decepcionar ninguém, mas sempre se colocando em segundo lugar.

O “NÃO” é uma palavra forte, causa um impacto no outro, mas tem horas que ela tem que ser dita! O primeiro perfil que falei, que nunca assume nada, tende a falar NÃO com mais frequência do que o megasobrecarregado, que por sinal não fala NÃO pra nada.

Demorou mas eu entendi que é NECESSÁRIO FALAR NÃO. E um equilíbrio entre os dois extremos vai muito bem.Não adianta ficar esperando os “outros” pararem de pedir as coisas. Tem que partir de VOCÊ!

Pessoas com o perfil de aceitarem todas as tarefas têm a tendência a acharem que sem elas as coisas simplesmente não vão acontecer. E é claro que os outros sempre vão pedir pra elas, afinal, elas farão super bem feitas as tarefas que forem passadas! Pois bem, experimente fazer o teste. Deixe rolar e veja o que acontece quando te pedirem algo. É difícil, dá frio na barriga, mas você vai ver que quando você começar a dizer NÃO, as pessoas vão procurar um jeito de fazer acontecer do mesmo jeito.E digo mais: isto não acontece somente na vida pessoal. Um chefe com uma equipe com os 2 perfis de pessoas juntas, quando tem alguma tarefa urgente que precisa garantir que aconteça, ele tende a pedir pro “cara” que está mais sobrecarregado. Afinal, ele quer que seja feito, então vai passar pra quem assume mais tarefas e faz! Óbvio que pro chefe você já tem que pensar duas vezes e falar com jeitinho ( Risos), mas tem técnicas de negociação que ajudam. Você pode por exemplo fazer uma lista de todas suas tarefas e negociar uma a uma, rediscutindo prioridades e prazos quando surgirem novas demandas.

Pense nisso! Você estará falando NÃO pros outros mas falará SIM pra você! E vai valer a pena!

sim pra vc

2 Comentários

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *