Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jul 15, 2015 em -, LIGHTITUDE | 3 comentários

Exercite também a mente! Dicas para ler MAIS!

Exercite também a mente! Dicas para ler MAIS!

Amigos!
Hoje apresento mais uma nova colunista do blog! A Diana é uma das minhas melhores amigas e trabalha com livros! Aqui ela dará muitas dicas pra você exercitar a leitura! Afinal, ninguém quer ser apenas um corpinho bonito!!!
Boa leitura! Beijos, Fabi

Diana - pagina time

Muitas são as coisas que precisam de disciplina na vida: estudar, cumprir horários, malhar, fazer esportes, e provavelmente você diria que a leitura não é uma delas, mas sim, ela precisa de disciplina. Ler na maior parte das vezes é sinônimo de lazer e relaxamento. Algumas pessoas preferem ler no banheiro, outras antes de dormir e outras lêem apenas notícias. As letras estão em toda parte do nosso dia a dia. Mas além de disciplina é preciso administrar o tempo. Se você gosta de um bom livro ou gostaria de se aproximar mais deste tão saudável hábito, vou te ajudar. Vou me basear em dicas da americana Nina Sankovitch* que, após a morte da irmã, uma voraz leitora, resolveu homenageá-la lendo 1 livro por dia durante 1 ano:

1 – Tenha sempre um bom livro ao seu alcance, afinal, é fácil transformar momentos ociosos em leitura, estando com um livro pocket, que não pesa tanto na bolsa ou mochila ou mesmo tendo em mãos um e-reader, onde cabe uma infinidade de livros digitais. Desta forma, você não desperdiça nenhum minuto, indo ao médico, em uma entrevista ou mesmo no metrô;

2 – Aceite um desafio, elaborando uma meta de tempo para um livro ou um capítulo do livro que começou. Estabeleça um prazo para chegar a metade do livro ou ao fim. O nosso cérebro gosta de se sentir desafiado e age de forma mais corajosa, para cumprir a meta estipulada;

3 – Marque um compromisso, como se você fosse a um encontro. Criando essa disciplina, você vai perceber, que eu algumas semanas, você não verá a hora de chegar em casa pensando na continuação do texto que está lendo. Faça deste compromisso um prazer diário;

4 – Elimine as distrações. Se você fica no facebook ou instagram ou mesmo em jogos e outras redes sociais, reduza o tempo que despende pra estes aplicativos e verá o que um livro pode fazer com você: expandir muitos horizontes.

5 – Varie para não enjoar. Sabemos que todos nós nos distraímos com bobagens muito facilmente no dia a dia e de forma ainda pior, não conseguimos prender nossa atenção no que parece ser o “mais do mesmo”. Portanto, se você está começando a ter ou querer ter o hábito da leitura novamente, procure não escolher livros muito grossos e densos e procure ter outro livro ou mesmo uma revista a mão, pra quando o assunto te “afogar”, você poder variar pra outro tema pra que sua mente não se sinta cansada.

6 – Crie um diário de leitura. Isso é muito legal. Criei em um caderno antigo qualquer aqui de casa, um caderno de listas e uma delas, foi a de leitura, com livros que já li, que ainda quero ler este ano e livro que eu poderia até reler. Isso cria uma motivação em você pois puxando pela memória, você vê depois todos os livros que escreveu na lista e se lembra com alegria de como foi cada história.

7 – Compartilhe suas experiências. A leitura é um hábito solitário, é verdade, mas uma das coisas mais comuns que temos feito nas redes sociais, é compartilhar opiniões, lugares e muitos achismos do que usamos, comemos e sentimos. Porque não compartilhar os livros e um pouco do tema dele? Nesta troca, sua e dos amigos, você pode se interessar por muitos textos emocionantes e inesquecíveis.

Um beijão de uma leitora voraz no início de carreira, rsrs,
Diana

*Se você gostou das dicas da Nina, pode comprar o livro que ela acabou narrando com toda a experiência, O Ano da Leitura Mágica, da editora Leya.

3 Comentários

  1. Gostei muito das dicas. Eu já fui um leitor mais ativo, mas a rotina e as distrações acabaram consumindo alguns bons hábitos.

    Vou falar sobre um artigo da Exame.com sobre erros de português em meu blog e vou compartilhar sua lista como uma solução :)

    Meu blog é o http://www.sempassos.com.br/

    O artigo da Exame é http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-50-erros-de-portugues-mais-comuns-no-mundo-do-trabalho

    Gostei bastante do blog, vou recomendar a minha namorada também.

    Abraços

    PS: Só senti falta do link de referência para compra do livro.

    [Responder]

    Gravatar

    Fabi Monte respondeu:

    Gostei muito do seu artigo! Valeu a dica quanto a aonde achar o livro! Sucesso e beijos, Fabi

    [Responder]

    Gravatar

    Thales Araújo respondeu:

    Grande abraço! :)

    [Responder]

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *