Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jun 29, 2015 em -, PRA SUAR | 2 comentários

Alongamento ANTES ou DEPOIS da musculação?

Alongamento ANTES ou DEPOIS da musculação?

Oi amigos,

Fico muito feliz de divulgar este post de mais uma nova colunista do blog: a Juliana! A Ju é educadora física pós graduada, ela fez vários cursos de treinamento funcional, força, grupos especiais e introdução à metodologia do crossfit. Trabalha com musculação desde 2003 e sua paixão é o treinamento individualizado. Hoje ela vai falar sobre alongamento com vocês! Vocês vão curtir! Beijos, Fabi

Banner Juliana

Olá pessoal!

Muito feliz em estar com vocês aqui no blog esclarecendo e tirando dúvidas sobre atividade física! E nosso primeiro tema é: ALONGAMENTO ANTES OU DEPOIS DO TREINO DE MUSCULAÇÃO?

Primeiro vamos esclarecer, o que é alongamento?

São exercícios voltados para o ganho de flexibilidade; que é definida como amplitude máxima passiva de um movimento articular.*

Quanto mais alongado um músculo, maior será o movimento da articulação comandada por ele o que torna a prática fundamental para a funcionalidade do corpo proporcionando AGILIDADE, ELASTICIDADE e PREVENÇÃO de lesões.

A ACSM (Escola Americana de Medicina Esportiva) recomenda a inclusão de alongamentos nos programas de exercícios físicos para desenvolvimento de flexibilidade que devem ser realizados em grandes grupos musculares na forma estática de 10 a 30 segundos, 4 séries de 2 a 3 vezes por semana.

alongamento

Num estudo** onde os indivíduos foram separados em 3 grupos, percebeu-se que ANTES do treino de força, realizando métodos de alongamento diferentes todos os participantes reduziam os níveis de força, ou seja, não é uma prática aconselhável para quem tem como objetivo ganho de força muscular. Assim como este, há outros estudos que comprovam a mesma coisa.

O que fazer?

Na minha prática com meus alunos ANTES do treino realizo exercícios de mobilidade articular, aeróbicos e específicos para o treino do dia. Já APÓS os treinos utilizo o método de liberação miofascial associado ao alongamento e têm dado certo.

A liberação miofascial é uma técnica que também ajuda no ganho de flexibilidade do músculo logo também é bastante importante!

Mas fique ligado! Mais detalhes sobre essa técnica que você pode fazer sozinho veremos no próximo post!

Beijos,

Juliana Soares
CREF: 025501-G/RJ

Fontes:
* Araújo, 2004; p:6
** de M.A.Sá, T.M.Gomes, C.M.Bento; et al. Motricidade 9.4 (2013):73-81

2 Comentários

  1. Excelente matéria! Alongamento após o treino, OK!! Aguardamos ansiosos a próxima matéria . Parabéns !

    [Responder]

  2. Obrigada pelo carinho Beate!
    Você está corretíssima, para os seus objetivos alongamento sempre após!

    [Responder]

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *