Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jun 26, 2015 em -, SAÚDE | 1 comentário

26 de junho: Dia Nacional do Diabetes

26 de junho: Dia Nacional do Diabetes

Amigos queridos!

Vocês sabiam que hoje é o Dia Nacional do Diabetes? Não fiquem achando que a doença está muito longe não porque infelizmente ela só cresce no Brasil…informação é a chave de tudo! Espero que curta esta matéria escrita pela minha irmã, a Dra. Renata Sacramento.
Beijos,
Fabi

renata cabeçalho novo

Oi pessoal do Viver Light!

Hoje, dia 26 de junho, é o dia NACIONAL DO DIABETES e, infelizmente, temos motivos suficientes para nos preocuparmos.

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) tinha a estimativa de que em 2030 o Brasil teria 12,7 milhões de diabéticos. Hoje, 15 anos antes, este número já são 13,4 milhões de brasileiros com a doença.

O sedentarismo, o aumento da obesidade, o envelhecimento da população e as dietas pouco saudáveis estão entre as principais causas desse avanço considerável da doença. Além disso, aumenta a proporção de jovens com o diabetes.

Mas você sabe as causas do diabetes?

O diabetes está totalmente relacionado com o estilo de vida . O aumento do estresse e a rotina da vida urbana tem feito com que as pessoas tenham um padrão de vida mais sedentário e com pior alimentação. O corre-corre do dia-a-dia faz com que as pessoas ingiram alimentos mais gordurosos e de consumo rápido, como os “fast food”. O excesso de trabalho também pode influenciar fazendo com que muitas pessoas fiquem cansadas e não tenham disposição para a atividade física. Quanto mais sedentarismo, mais cansaço…quanto mais cansaço, mais sedentarismo…e assim continua o ciclo vicioso…

FOTO RETIRADA DO SITE "http://saudesporte.com.br/sedentarismo-o-grande-vilao-da-saude/"

FOTO RETIRADA DO SITE “http://saudesporte.com.br/sedentarismo-o-grande-vilao-da-saude/”

O diabetes é causado pela falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seu papel no organismo, gerando um aumento da glicose no sangue. A glicose em excesso pode levar a problemas em vários órgãos, podendo levar a insuficiência renal, cegueira, amputação e impotência sexual.

E quais são os sintomas?

Sintomas como aumento da diurese, aumento da sedem boca seca, emagrecimento inexplicado podem ser sinais de glicose alta. Caso apresente estes sintomas, procure seu médico!!!

A conscientização da gravidade desta doença é fundamental para diminuirmos o número de pessoas com diabetes. Não podemos evitar totalmente o diabetes, mas podemos diminuir muito o risco de seu aparecimento. Para isto temos que unir os 2 grandes pilares: ATIVIDADE FÍSICA regular e ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Mudando nosso estilo de vida, podemos evitar esta doença traiçoeira e termos uma vida muito mais light!

Renata Sacramento

1 Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *