Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em fev 9, 2015 em COMER LIGHT | 0 comentários

Semana da alimentação: viva bem sem glúten!

Semana da alimentação: viva bem sem glúten!

Pessoal,

Esta semana quero dedicar à alimentação! De hoje até quarta feira que vem, vamos falar de informações bem interessantes pra uma dieta equilibrada e saudável!

Serão 5 temas : viver bem sem GLÚTEN, pães funcionais, alimentos DETOX, alimentos PODEROSOS e segredos da nutrição oriental!!!

Pra me ajudar a passar um conteúdo bem bacana, usei como fonte de estudo a linha de Saúde e Bem Estar da Revista Coquetel!!! Aliás, fiquem ligados que tem sorteio lá no Instagram (@blogviverlight) e na página do Facebook destes livrinhos maravilhosos!!!

E pra começarmos com o pé direito: afinal, qual O PROBLEMA DO GLÚTEN?

Foto retirada do site "http://revistafrontal.com/ciencia/gluten-o-maior-inimigo-da-humanidade/"

Foto retirada do site “http://revistafrontal.com/ciencia/gluten-o-maior-inimigo-da-humanidade/”

Eu sempre acho que de tempos em tempos surge um vilão na alimentação…uma modinha que acaba passando. Mas, de fato, o tão falado glúten, não é somente o vilão do momento, é algo importante de se evitar. Você sabia que cerca de 3% da população mundial é celíaca? Ou seja, intolerante ao glúten? A notícia boa é que dá pra viver, e bem, sem ele.

O glúten é uma proteína vegetal encontrada nas sementes de muitos cereais, como trigo, cevada, aveia e malte. Logo, qualquer alimento que tiver estes componentes na preparação, também conterá glúten.

O grande problema do glúten é que trata-se de UMA PROTEÍNA DE DIFÍCIL DIGESTÃO, logo, provoca problemas no organismo. Em excesso, pode até levar à depressão, acredita??? Fiquei chocada com isso! Pois é, mas EM EXCESSO, o acúmulo de glúten pode provocar a redução da produção de serotonina…aquela que deixa a gente bem feliz, liberada durante atividade física ou quando comemos chocolate.

Porém ele não é somente vilão não!!! Ao ser cozido, ele adquire uma consistência firme, logo ele também é usado para dar mais consistência e sabor a algumas receitas. Na verdade, acredito que TUDO NA VIDA, é equilíbrio!

Se você se sente mal estar ou tem sinais de rejeição do seu corpo a alguns alimentos, procure um médico. Quanto antes identificado que é celíaco, melhor para se cuidar e adquirir novos hábitos.

Acredito que tudo que temos que restringir 100% em uma dieta, é difícil de cumprir. Por outro lado, existem milhares de pessoas que vivem sem este ingrediente e nem por isso deixam de ter uma vida 100% normal. Você sabia que a Isis Valverde é celíaca??? Além disso, várias artistas e mulheres maravilhosas como a Cláudia Raia, Juliana Paes e Grazi Massafera já aderiram a dieta com restrição de glúten.

Ísis Valverde estreando campanha sobre intolerância ao glúten

Ísis Valverde estreando campanha sobre intolerância ao glúten

Tente também. Busque substituir alimentos e reduzir o glúten. Existem várias receitinhas bacanas sem este ingrediente. Aliás neste livrinho também tem várias dicas disso!

Viva Light!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *