Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jan 12, 2015 em LIGHTITUDE | 1 comentário

Trilha: vale a pena se desafiar por aí!

Trilha: vale a pena se desafiar por aí!

Oi pessoal!

Começo a semana compartilhando uma experiência bem bacana que tive nesse início de ano: fazer uma trilha! Foi no primeiro final de semana do ano durante uma viagem em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro.
Vídeo cachoeira

Não foi a primeira vez que fiz trilha mas com certeza foi a mais legal! Foi a mais bacana porque foi acontecendo naturalmente, na verdade não havia nenhum planejamento para aquela trilha e muito menos nenhuma intenção inicial de chegar a 1,5Km de altitude, mas, A CADA PASSO DADO, e a cada cachoeira encontrada no caminho, eu e meus amigos fomos contagiados a subirmos cada vez mais. E valeu super a pena! Chegamos à uma cachoeira com um visual de tirar o fôlego!LIGHTITUDE TOTAL!!!

O percurso começou porque estávamos em busca de uma cachoeira que fugisse do roteiro tradicional da cidade. Chegamos em um parque chamado “Sítio Cachoeiras do Alcantilado”. Pagava-se R$ 14,00 pra entrar pra ter acesso às 9 cachoeiras. Então pensamos: “Vamos entrar e escolher a primeira que gostarmos”. E aí até brincamos: “Xii, vamos até lá em cima”(que era a tal da última cachoeira a 1,5Km de altitude – dava pra ver lá de baixo), e claro, que todos pensaram, “impossível”, “até parece!”. Bem, a verdade é que a cada cachoeira que íamos, pensávamos: “ah, vamos tentar a próxima?”…e de pouquinho em pouquinho chegamos na última: a maravilhosa “Cachoeira do Alcantilado”!

E claro que ao chegar lá em cima tirei vários "selfies"! Risos!

E claro que ao chegar lá em cima tirei vários “selfies”! Risos!

Você deve estar pensando: “Ah, mas esse pessoal está acostumado”! Bem, queria dizer pra vocês que uma das pessoas que subiram não fazia nada de atividade há mais de 10 anos, se denominava sedentário e, sim, estava bem acima do peso. Mas aí é que vem a parte legal: todo mundo pode se aventurar neste tipo de desafio! A trilha não era difícil, exigia mais disposição que preparo, pois apesar de ter umas partes íngremes e subir até uma altura considerável, não exigia nenhum equipamento especial. Não colocamos nem um pouco nossa segurança em risco. A questão ali era muito mais uma SUPERAÇÃO MENTAL DO QUE FÍSICA. Sim, porque muitas vezes quem nos joga pra baixo somos nós mesmos com pensamentos pessimistas do tipo “eu não consigo”, “eu não vou chegar lá”! Não caia nas armadilhas da sua própria mente!!!CONFIE EM SI MESMO!

A trilha foi maravilhosa! Passamos por 8 cachoeiras e por um mirante de tirar o fôlego com a super vista da Serra. No final ainda pude tomar um banho super gelado lá em cima. Não embaixo da cachoeira porque não podia MESMOOO, tinha inclusive uma barra de proteção pra ninguém passar…porém tinha um cano por onde saía água direto da cachoeira que era simplesmente revigorante!!!

Vista durante a subida até a Cachoeira do Alcantilado: visual da Serra!

Vista durante a subida até a Cachoeira do Alcantilado: visual da Serra!

Adorei essa experiência e acho que temos muita natureza exuberante por aí! Fiz uma pesquisa rápida na internet e achei vários sites de trilhas, com certeza vale você pesquisar na sua cidade pra começar sua jornada. Tem trilhas para iniciantes que não exigem mais que um par de tênis e uma garrafinha de água. Eu fiz a minha com chinelo e carregando uma bolsa ainda!!!E deu tudo certo! Cheguei super bem e tranquila!

Ah, apenas como dica, só pesquise bem o lugar antes porque a trilha que eu fiz era toda sinalizada, tinha escadas no caminho, feitas com o que a própria natureza oferece, tinham cordas pra nos apoiarmos no caminho e até barras de ferro de apoio em algumas partes. Afinal era uma trilha com entrada paga. Mas o mais normal é serem de graça. Mas, por favor, não vá começar a se auto-desafiar em trilhas de nível médio ou avançado, ok? Comece pelas fáceis!!! Olhe isso nos sites que pesquisar: sempre tem-se uma indicação se o nível de execução da trilha é FÁCIL, MÉDIO OU AVANÇADO.

Em dois momentos na descida: com escadas e sem.

Em dois momentos na descida: com escadas e sem.

Foi simplesmente maravilhoso! Foi ótimo pro meu corpo, porque exigiu muito das minhas pernas e do meu coração mas foi melhor ainda pra minha mente. Me senti muito conectada com a natureza! O cheiro de terra e de plantas é muito bom, e essa trilha era muito rica em verde e visuais! Amei demais! Escolha bem as companhias também?! Comece com pessoas alto astral e motivadas porque já basta o seu cérebro falando “eu não vou conseguir”, risos! Nada de começar com pessoas desanimadas! Eu também estava cercada de pessoas muito positivas, o que certamente elevou a experiência a um nível ainda maior! Gostei mesmo!

Ah, e mais uma coisinha: nada paga a sensação de você conseguir! Dá muito orgulho, me senti muito bem e feliz!

Viva Light e curta bastante a natureza!

1 Comentário

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *