Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em ago 27, 2014 em PRA SUAR | 2 comentários

RAPHAEL ABI-RIHAN: Campeão de jiu-jitsu e paizão! Nada de moleza na gestação!

RAPHAEL ABI-RIHAN: Campeão de jiu-jitsu e paizão! Nada de moleza na gestação!

Pessoal,

Como prometido, segue mais uma matéria sobre atividade física na gestação, dessa vez escrita por Rafael Abi-Rihan. Raphael Abi-Rihan é atleta e campeão de Jiu-Jitsu. Formado em educação física também trabalha como personal trainer em várias academias, entre elas a Bodytech. Também é empresário e paizão!!!

Esperamos que curtam! Esta é a primeira parte da matéria. Em breve teremos a parte final! Boa leitura!

image

CONHEÇA RAPHAEL ABI-RIHAN, ATLETA E CAMPEÃO DE JIU-JITSU: SERÁ QUE GRÁVIDA PODE “PEGAR PESADO”?

Olá amigos do blog, meu nome é Raphael Abi-Rihan, tenho 33 anos, sou profissional de educação física e venho dividir um pouco de conhecimento e experiência com vocês. Me considero um privilegiado por trabalhar com atividades físicas, promovendo saúde e qualidade de vida para o próximo. Minha especialidade é a arte marcial – o Jiu-Jitsu mais especificamente – mas hoje deixarei a luta de lado e falarei um pouco sobre um grupo pra lá de especial…

Algumas pessoas criam “monstros” em torno de atividades físicas para grupos especiais. Muitas vezes deixam de lado essa poderosa ferramenta de saúde e qualidade de vida se apegando a MITOS e TABUS infundados. O nosso objetivo aqui é derrubar alguns desses mitos, e ao mesmo tempo alertar sobre alguns cuidados com uma linguagem simples para todos.

Para falar de gestante é necessário embasamento científico e prática em relação prescrição de exercícios, e ninguém melhor que o PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA para essa missão de responsabilidade. Lembrando que a supervisão e recomendação do médico (OBSTETRA) tal como sua INTERAÇÃO com o profissional SÃO IMPRESCINDÍVEIS.

Raphael Abi-Rihan é atleta e campeão de jiu-jitsu. Formado em educação física trabalha também como Personal Trainer em academias como a Bodytech. Além de tudo isso é um paizão e cuidou muito bem da esposa nas duas gestações!

Raphael Abi-Rihan é atleta e campeão de jiu-jitsu. Formado em educação física trabalha também como Personal Trainer em academias como a Bodytech. Além de tudo isso é um paizão e cuidou muito bem da esposa nas duas gestações!

QUAIS SÃO ALGUNS CUIDADOS QUE AS GESTANTES DEVEM TER?

É importante ressaltar que mulheres com:

=> doenças pulmonares restritivas,
=> gravidez múltipla (de gêmeos),
=> risco de parto pré-maturo,
=> pré-eclampsia

e outros componentes de risco devem evitar atividades físicas. Outros fatores de risco como tabagismo, bronquite crônica, obesidade mórbida, hipertensão arterial, hipotireoidismo e diabetes mal controlados devem ser observados e AVALIADOS PELO MÉDICO antes do início do programa.

Foto retirada do site: http://curumimmodabebe.com.br/blog/?p=238

Foto retirada do site: http://curumimmodabebe.com.br/blog/?p=238

CUIDADO COM “FÓRMULAS MILAGROSAS”!

Sou contra fórmulas prontas de internet, ”séries” de revista ou professores virtuais, por isso acho válido elucidar neste blog algumas dicas e cuidados para você – grávida – se exercitar com uma maior segurança, proporcionando ao seu bebê e a si mesma uma gestação saudável e prazerosa. Para isso utilize as dicas sempre ao lado de um profissional de educação física e sob autorização e acompanhamento médico.

A dica inicial é NÃO VIR COM NOVIDADES. Somente siga um programa de treinamento se você já é habituada a fazer aquela atividade.

=> Esse programa assistido deve ser em um ambiente controlado e climatizado, minimizando as chances de desidratação e com um suporte emergencial adequado, caso necessário.
=> Exercícios de BAIXO IMPACTO (atividades na água, musculação, yoga, elípticos, bicicleta ergométrica e caminhada) são boas opções para a gestante.
=> Exercícios de ALTO IMPACTO (esportes, atividades com risco de queda, corrida, exercícios de alta intensidade e longa duração) devem ser evitados.

Foto retirada do site: http://www.esportemulher.com.br/noticia/beneficios-da-hidroginastica

Foto retirada do site: http://www.esportemulher.com.br/noticia/beneficios-da-hidroginastica

E PRA QUE SERVE O EXERCÍCIO FÍSICO DURANTE A GRAVIDEZ?

É de extrema importância a gestante ter consciência que a atividade física nesse período NÃO É:

=> não é para EMAGRECIMENTO,
=> não é para aumento significativo da PERFORMANCE DE FORÇA,
=> não é para FLEXIBILIDADE OU HIPERTROFIA,

mas SIM para a MANUTENÇÃO do condicionamento físico e tônus muscular, preparando a FUTURA MAMÃE para a intensa jornada física do final da gravidez e do pós-parto. Além de prevenir consequências fisiológicas (hipertensão gestacional, diabetes, obesidade, dores lombares, desequilíbrios posturais, etc.) e psicológicas (depressão, baixa auto estima, ansiedade, etc.) negativas.

Foto retirada do site: http://dbassessoriaesportiva.com.br/informativos/1746

Foto retirada do site: http://dbassessoriaesportiva.com.br/informativos/1746

MAS ATENÇÃO É IMPORTANTE:

Já iniciado o programa de treinamento, a gestante e os profissionais que a acompanham devem ficar atentos a algumas intercorrências que podem vir a acontecer, e caso ocorram, as atividades devem ser interrompidas imediatamente para a segurança da gestante e do feto, são elas: corrimento do líquido amniótico, tonteiras, sangramento vaginal, dores nas pernas, tórax e abdômen, falta de ar, fadiga excessiva, hipoglicemia, etc.

Espero que tenham gostado da primeira parte desta matéria. Em breve, mais informação sobre atividade física na gestação!

Bons treinos e VIVA LIGHT!

Raphael Abi-Rihan
CREF: 7523- G/RJ

Raphael Abi-Rihan recebendo o apoio da torcida!

Raphael Abi-Rihan recebendo o apoio da torcida!

2 Comentários

  1. Raphael! Muito obrigada por todas estas dicas q vc me deu no início da gestação. Já estou no nono mês e me sinto muito bem, sem inchaço, sem dores nas costas e com um bom condicionamento físico. Continue assim estimulando as grávidas…para que todas sintam o poder que o exercício faz com a gente nesta fase de nossa vida!

    [Responder]

  2. E isso mesmo Raphael! Ja vimos que super funciona. Essas dicas foram tudo durante a minha gestação. Voce me deu todas as ferramentas necessárias, diretrizes, e apoio moral durante a minha gravidez inteira. Tive uma gravidez incrível com muita energia e saude e devo grande parte disso ao seu trabalho. Rumo ao segundo Rapha! Bjs e parabens

    [Responder]

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *