Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em ago 9, 2014 em SAÚDE | 0 comentários

Hipotireodismo: entenda mais! Cuidado pra não confundir com stress!

Hipotireodismo: entenda mais! Cuidado pra não confundir com stress!

O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela diminuição de produção de hormônios pela tireóide. Apesar de ser mais comum em pessoas acima dos 50 anos, o hipotireoidismo pode ocorrer em qualquer idade, desde crianças até idosos. Para saber um pouco mais desta doença, fizemos algumas perguntas e respostas sobre este tema com algumas curiosidades.

Foto retirada do site http://www.dicasdesaude.info/doencas/dieta-para-o-hipotireoidismo

Foto retirada do site http://www.dicasdesaude.info/doencas/dieta-para-o-hipotireoidismo

1)O hipotireoidismo ocorre igualmente nos 2 sexos?

O hipotireoidismo é mais comum nas mulheres do que nos homens. Apesar de não ser conhecido o porquê desta maior predominância em mulheres, sabe-se que a prevalência vai depender da predisposição genética e da presença de uma doença auto-imune,a Tireoidite de Hashimoto. Calcula-se que a cada homem com distúrbio da tireoide, há 8 mulheres , no mínimo, com este distúrbio, sendo mais comum o hipotireoidismo. Estudo realizado na Grã-Bretanha mostrou uma incidência de hipotireodismo primário de 4,1 em cada 1000 mulheres por ano e de 0,6 em cada 1000 homens por ano.

2)Quais os sintomas mais comuns?

Pode ocorrer desde sintomas inespecíficos, tais como cansaço, indisposição, fraqueza muscular, letargia, déficit de memória, queda de cabelo, intolerância ao frio, constipação, irregularidade menstrual, aumento de peso ( devido retenção hídrica) até sintomas relacionados com a função sexual, tais como, perda de libido, demora no tempo de ejaculação e impotência sexual. Como pode apresentar oligospermia ( diminuição de espermatozoides) e amenorreia ( ausência de fluxo menstrual) , o hipotireoidismo pode ser causa de infertilidade nos homens e mulheres.

Foto retirada do site http://www.dicassaude.com.br/diga-adeus-ao-cansaco-fisico/

Foto retirada do site http://www.dicassaude.com.br/diga-adeus-ao-cansaco-fisico/

3)Qual o tratamento do hipotireodismo?

O tratamento é reposição de hormônios tireoidianos por toda a vida, independente do sexo.

4)Pesquisas apontam hipotiroidismo com disfunção sexual. Porque isso acontece?

Os hormônios tireoidianos são essenciais para o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de diversos tecidos e órgãos. Sabe-se que estes hormônios desempenham importante atividade na função testicular. Assim sendo, disfunções na produção destes hormônios podem causar alterações na produção dos hormônios envolvidos na reprodução,no volume do ejaculado,na motilidade dos espermatozíodes e na morfologia dos testículos.

Foto retirada do site http://ejaculacao-precoce.blogs.sapo.pt/tag/ejaculação+precoce

Foto retirada do site http://ejaculacao-precoce.blogs.sapo.pt/tag/ejaculação+precoce

Sintomas de cansaço, indisposição, alteração do peso, dores no corpo podem ser erradamente como sintomas de estresse e podem , na verdade, ser sintomas de hipotireoidismo. Então, caso apresente sintomas semelhantes, independente da idade, não deixe de procurar seu médico, pois poderá ter um tratamento correto e assim uma vida mais “light”!

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *