Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jul 31, 2014 em PRA SUAR | 2 comentários

Terapia com bandagens: afinal, o que são estes adesivos?

Terapia com bandagens: afinal, o que são estes adesivos?

Ellen Cabecalho

Quem acompanha esportes certamente já viu essas fitinhas coloridas espalhadas pelo corpo de vários atletas.

A terapia com bandagens elásticas embora não seja assim tããão atual, caiu no gosto popular a partir de sua utilização por atletas famosos em grandes eventos esportivos. A partir daí um número cada vez maior, tanto de atletas profissionais quanto de praticantes de atividades físicas vêm explorando seu uso para os mais variados fins.

Fotos materia bandagem

Mas o que é e como funciona essa tal de bandagem?

A técnica da bandagem consiste na utilização de fitas adesivas elásticas e não restritivas dos movimentos, com objetivo de prevenir ou auxiliar no tratamento de lesões, melhorar a circulação sanguínea e aliviar a dor.

Funcionaria possibilitando principalmente:

=> Uma maior estabilidade das articulações,
=> Corrigindo desvios posturais,
=> Reduzindo o estresse em musculaturas e/ou articulações sobrecarregadas,
=> Atuando nos receptores de dor, pressão, temperatura, localizados na pele; provocando alterações na percepção desses estímulos pelo sistema nervoso

O tempo de permanência com as bandagens pode variar de 3 a 7 dias dependendo do objetivo e também da durabilidade do adesivo.

Fotos materia bandagem2

Existem diferentes técnicas de aplicação das bandagens, sendo a mais conhecida a “kinesio taping”, uma marca registrada patenteada pelo quiropraxista japonês Dr. Kenzo Kase. Bandagem elástica, bandagem terapêutica ou bandagem funcional são outras formas de se referir à essa mesma terapia.

As bandagens vêm sendo aplicadas com êxito em várias lesões comuns aos praticantes de atividade física como dores lombares, nos joelhos e ombros. Os pacientes têm demonstrado melhora imediata ou a curto prazo nos quadros de dor e amplitude articular. No entanto ainda existem poucos estudos científicos que tratem do tema.

Fotos materia bandagem3

Importante ainda considerar que essa técnica utilizada de forma isolada não faz milagre, é uma medida paliativa, ou seja auxilia na solução do problema a curto prazo. Para resultados definitivos e duradouros deverá ser acompanhada de outros métodos e intervenções dependendo de cada caso!

Bibliografia materia bandagem

2 Comentários

  1. Fabi,

    Faco tratamento de quiropraxia e usamos o tape qdo preciso e realmente fazem a diferenca, um bom profissional é tudo!!!

    [Responder]

    Gravatar

    admin respondeu:

    Que legal Alê! Quem sabe a gente não fala por aki dessa quiropraxia? Bjs

    [Responder]

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *