Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jul 12, 2014 em SAÚDE | 1 comentário

Mas afinal: por que exercício físico é importante?

Mas afinal: por que exercício físico é importante?

image

A Dra. Renata preparou perguntas e respostas sobre a importância de se fazer atividade física pra tirar as dúvidas principais que surgem! Deixe sua opinião!
Vamos sempre discutir com mais detalhes aqui no nosso blog!Não percam!

Por que devemos incorporar a prática de atividade física na nossa rotina?

A atividade física regular leva a efeitos metabólicos e hormonais no organismo que interferem no metabolismo, na prevenção e tratamento de doenças crônica e no humor, o que influencia diretamente a qualidade de vida.

Qual a relação da alimentação e do exercício com o metabolismo?

Ao fazermos uma alimentação desregulada ( sem qualidade, quantidades excessivas, horários irregulares), nosso metabolismo pode ficar mais lento. Quanto mais lento o metabolismo, menos energia gastamos e mais gordura acumulamos, levando assim a menor gasto calórico e maior aumento do peso. A prática de exercícios contribui para acelerar o metabolismo, o que favorece a queima de calorias e, consequentemente, a perda de peso.

A queima de calorias só ocorre durante o exercício?

Além de queimar calorias durante exercício, a atividade física aumenta o intervalo que o organismo leva para se recuperar e retornar aos seus níveis energéticos de repouso. Assim, a pessoa continua queimando calorias por um tempo, mesmo já tendo parado o exercício.

O exercício pode influenciar na produção dos hormônios?

Sim. O exercício pode influenciar na liberação do hormônio do crescimento, catecolaminas, glucagon, insulina, endorfina e, em alguns casos, a leptina, que são hormônios que tem ação na fisiologia da obesidade.

O exercício pode atuar no humor?

Sim. Quanto maior a intensidade do exercício aeróbico, maior a liberação de endorfinas. As endorfinas são um tipo de opióides (tipos de drogas que aliviam dor) que estão relacionadas à maior tolerância à dor, ao controle do apetite, à redução da ansiedade, da raiva e da tensão, melhorando o humor e assim o bem-estar.

Como a atividade física pode atuar no tratamento de doenças crônicas?

O exercício leva a diminuição da resistência a insulina e a mobilização de gorduras no tecido adiposo, que são essenciais no tratamento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, obesidade, síndrome dos ovários policísticos, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Por que a atividade é essencial no tratamento da obesidade?

A atividade física aumenta a taxa metabólica de repouso, aumenta os níveis de catecolaminas, eleva o gasto energético diante o efeito térmico do exercício e aumenta a síntese proteica. Isto vai diminuir a massa gorda e aumentar a massa magra, que são fundamentais no tratamento da obesidade.

1 Comentário

  1. Muito boa essa matéria! Na prática sentimos o efeito de tudo o que foi dito acontecer. Com uma alimentação balanceada, não precisa ser nada radical, e uma horinha de atividade física diária, sua vida fica bem melhor! Mais disposição, felicidade, menos cansaço… tudo fica light [^^] [:)]

    [Responder]

Trackbacks/Pingbacks

  1. Blog da Semana do dia 5 ao dia 11 de Julho | CBBlogers - […] Blog -  Viver Light e seu post Mas afinal: por que exercício físico é importante […]

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *