Páginas
TwitterRssFacebook
Categorias

Postado por em jul 8, 2014 em SAÚDE | 4 comentários

Dormir mal pode engordar!

Dormir mal pode engordar!

dormirmal

A redução do tempo de dormir tornou-se um hábito comum na realidade diante o aumento do estresse e da correria do dia-a-dia exigido pela sociedade moderna. Muitas vezes, nos vemos sem tempo para resolver problemas, comer, se divertir, sair e até mesmo dormir. O que muitos não sabem é que esta piora da quantidade e da qualidade do sono podem levar ao aumento de peso e assim prejudicar a saúde.

Vários estudos recentes tem correlacionado sono e obesidade, mostrando que dormir pouco (menos de 6 horas diárias ) ou com má qualidade (acordar várias vezes durante a noite) podem favorecer o aumento do índice de massa corporal (IMC) e a obesidade em diferentes populações. As alterações nos horários de sono/vigília influenciam o apetite e a saciedade e, conseqüentemente, a ingestão alimentar. Isto ocorre porquê ao dormimos pouco ou com má qualidade, ocorre uma diminuição na liberação da leptina (hormônio que estimula a saciedade e diminui a ingestão alimentar) e aumento da grelina (hormônio que estimula a fome e aumenta a ingestão alimentar), o que favorece o aumento da obesidade.

Além do fator fisiológico, o estilo de vida também é influenciado pelo sono e pode levar ao sobrepeso. Quando não dormimos bem, não conseguimos trabalhar direito, ficamos mais estressados e cansados, prejudicando o sono. O cansaço e a “falta de tempo” faz com que não façamos exercício e nos alimentemos mal. Sem contar que ao dormir menos, comemos mais, principalmente a noite. Isto facilita o aumento de peso, já que de noite nosso metabolismo é lento, o que diminui a queima calórica. É como um ciclo vicioso: o sono ruim é causado pelo estresse e falta tempo, que pode estar relacionado ao sedentarismo e alimentação pouco saudável.

Adaptar a rotina para durações de tempo de sono menores é possível, mas não é considerado saudável. Sua vida pode exigir que você durma apenas quatro horas por dia e você pode se acostumar, mas você terá prejuízos a longo prazo. O ideal é adequar a sua vida ao ritmo biológico do seu corpo, observando a quantidade de horas necessárias de sono para seu corpo e respeitá-las. Dormindo bem podemos impedir este aumento de peso e deixar a nossa vida menos estressada e mais saudável.

Viva Light!

Dra Renata!

4 Comentários

  1. Muito Bom fabiana fazer reflexões sobre como tornar seu olhar sobre a vida mais LIGHT… E nossa atitude que faz o mundo mudar em nosso entorno.
    Parabéns por este novo olhar.
    Bjs Suely

    [Responder]

    Gravatar

    admin respondeu:

    Suely, fico feliz pelo seu incentivo e, mais do que
    isso, saiba que teve influência direta neste nova
    mudança de mentalidade. (Ainda em evolução pra mim, né?! Rs)
    Obrigada!
    Bjs, Fabi

    [Responder]

  2. As vezes eu tenho que acordar pq a chupeta da minha filha caiu e ela chora! Eu levanto, coloco a chupeta na boca dela e ela e eu voltamos a dormir instataneamente!!Isso tb pode engordar???

    [Responder]

    Gravatar

    admin respondeu:

    Samanta, a Sara não te engorda não, só te dá alegria!!

    [Responder]

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *